Pudim de Goiaba no Potinho

Com apenas 5 ingredientes e com poucas etapas de preparo você terá um pudim super leve e gostoso, sem qualquer ingrediente de origem animal. O leite de aveia proporciona uma textura sedosa e consistente, perfeito para essa sobremesa. Como ele é frágil, indico você porcionar em potinhos, se fazer em fôrma grande pode correr o perigo de quebrar na hora de desenformar. Além de ficarem charmosos, os potinhos são bem práticos, dá até pra levar pro trabalho e comer no meio da tarde por exemplo.

Ingredientes

Leite de aveia – 2 xícaras (500 ml)
Goiaba – 2 médias (300 g)
Açúcar demerara – 1/3 xícara (80 g)
Ágar-ágar – 1 colher de sopa (5 g)
Extrato de baunilha – 1 colher de chá (5 ml) – opcional

  • Preço médio: R$ 8,00

  • Rende cerca de 4 porções

  • Tempo de preparo: cerca de 20 minutos + 4hrs (geladeira)

  • Pode conter ou não glúten (depende da aveia utilizada)

  • Vegan

Modo de preparo

Descasque as goiabas e corte em pedaços menores.
Coloque no liquidificador e adicione o leite de aveia. Bata bem até ficar homogêneo.
Peneire a mistura e descarte as sementes.
Transfira o líquido para uma panela média e adicione o açúcar demerara, o ágar-ágar e o extrato de baunilha. Misture bem e leve ao fogo médio, mexendo sem parar até engrossar.
Desligue o fogo e transfira ainda quente para potinhos de vidro. Reserve até amornar.
Feche os potinhos e leve à geladeira por cerca de 4 horas ou até firmar.

Dicas

  • Você pode substituir a goiaba por outras frutas que preferir para variar o sabor, como maracujá, abacaxi, kiwi e amora.
  • Veja como fazer extrato de baunilha aqui e como fazer leites vegetais (como o de inhame, amendoim, arroz e aveia) aqui.
Designer gráfico por formação e vegetariano por convicção. Criou o blog Tempero Alternativo para compartilhar informações sobre como podemos tornar a relação homem-comida-meio ambiente mais harmoniosa possível, sem deixar de lado o prazer, é claro. Compartilhando receitas simples e gostosas, que valorizam os alimentos de origem vegetal, integrais, orgânicos e produzidos localmente.