Tabule de Quinoa

Esta versão de tabule não tem glúten na composição, já que não tem o trigo, e é uma opção de salada diferente e proteica ♥

Ingredientes

1 xícara (de chá) de quinoa em grãos
1 tomate grande cortado em cubinhos, pode tirar a semente
1 xícara (de chá) de pepino japonês médio cortado em cubinhos, pode tirar a semente
1/2 xícara (de chá) de cebola bem picada
1 dente de alho bem picado
2 colheres (de chá) de gengibre bem picado
1/2 xícara (de chá) de salsinha e cebolinha picadas
1/2 xícara (de chá) de hortelã picada
Sal a gosto (cerca de 1 col chá)
Pimenta a gosto
Azeite a gosto (cerca de 3 colheres de sopa de azeite)
Suco de limão a gosto (1 limão grande)

  • Preço médio: R$4,50

  • Serve até 4 pessoas

  • Tempo de preparo: 30 minutos + 2 horas (geladeira)

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Lave a quinoa em água corrente e esfregue bem. Isso ajuda a deixar ela com sabor mais neutro e eliminar a saponina.
Em uma panela, coloque a quinoa, 2 xícaras de água e deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos ou até a água secar. Desligue. A quinoa precisa ficar cozida, transparente em volta e macia, caso não estiver, coloque mais água e volte ao fogo.
Em uma vasilha, coloque a quinoa cozida, o tomate, o pepino, a cebola, o alho, o gengibre, a salsinha e cebolinha, a hortelã, e tempere com sal, pimenta, azeite e suco de limão a gosto. Misture bem e, se possível, leve à geladeira por cerca de 2 horas antes de servir. (Pode ser servido em temperatura ambiente, mas gelado é mais gostoso). Está pronto!

Dicas

  • As quantidades de tempero são a gosto, eu estou compartilhando aqui apenas uma sugestão.
  • Você ainda pode temperar da forma que preferir. Eu geralmente faço do jeito que ensino aqui, e gosto muito de colocar um pouquinho de gengibre. Você pode usar alho poró, pimentão, azeitonas, cenoura ralada, alface picadinho…
  • É importante que você lave bem a quinoa antes de usar, que dê uma esfregadinha nela, porque além de deixar ela mais gostosa (neutra), parece que as sementes possuem saponina e isso ajuda a diminuir.
  • Esta salada serve bem umas 4 pessoas e o ideal é fazer, colocar na geladeira (pra servir gelada) e comer no mesmo dia, mas ela aguenta até uns dois dias em uma vasilha fechada na geladeira.
  • Veja outras receitas de saladas aqui.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.