Overnight Oats

Esta receita de overnight oats é perfeita para quem acorda com preguiça de fazer o café da manhã ou quer ter mais uns minutinhos de sono ou acorda com pressa e não tem tempo de comer direito. É também uma ótima opção para levar de lanche para o trabalho ou faculdade! ♥

Ingredientes

2 colheres (de chá) de chia
3 colheres (de sopa) de leite de coco
3 colheres (de sopa) de aveia
3 colheres (de sopa) de leite de coco
1 xícara (de chá) de frutas frescas picadas (blueberry, morango e kiwi; banana, manga e coco, etc)
Granola ou castanhas picadas (opcional)

  • Preço médio: R$3,00

  • Rende 1 pote de 300ml

  • Tempo de preparo: 20 minutos (preparo) + 8 horas (descanso)

  • Pode conter ou não glúten (depende da aveia utilizada)

  • Vegan

Modo de preparo

Misture a chia e 3 colheres de leite de coco, e coloque em um pote de vidro na geladeira por 15 minutos.
Misture a aveia e as outras 3 colheres de leite de coco, e reserve (fora da geladeira mesmo).
Enquanto isso, pique frutas de sua preferência. Fiz duas combinações:
Blueberry, morango e kiwi
ou Banana, manga e coco
Você vai precisar de cerca de 1 xícara de frutas picadas para montar 1 pote.
Passados os 15 minutos, coloque sobre a mistura da chia metade das frutas, cubra com a mistura da aveia, coloque a outra parte das frutas e, se quiser, salpique granola ou castanhas.
Leve à geladeira por pelo menos 8 horas antes de servir. Está pronto!

Dicas

  • Overnight oats significa aveia adormecida, por isso é recomendado que você prepare com antecedência, no caso, durante a noite para comer de manhã, porque é neste descanso que os ingredientes vão dar uma amolecida e ficarem mais saborosos.
  • Nesta receita eu geralmente uso o leite de coco, porque ele é mais saboroso, mas você pode usar o de amêndoas, amendoim, de castanha de caju, do pará ou de soja.
  • Eu não costumo adoçar nem a mistura de aveia nem a de chia, porque as frutas já são docinhas e na minha opinião não precisa. Mas você pode colocar açúcar mascavo enquanto a aveia ou a chia estão hidratando, ou ao invés de adoçar no preparo, na hora de consumir, coloque um pouco de melado.
  • Você pode fazer com 1 tipo de fruta, 2, 3.. do jeito que quiser!
  • Ao invés de colocar frutas, você pode colocar geleia, colocar uma parte de frutas e outra de geleia ou manteiga de amendoim.
  • Esta quantidade que passei aqui é individual, rende 1 potinho e satisfaz bem uma pessoa e você pode utilizar potinhos de conserva com cerca de 300ml pra fazer seu overnight oats. Se você não tiver um potinho de vidro com tampa, pode cobrir com plástico filme, mas é importante que você cubra.
  • E na minha opinião, ele é mais gostoso geladinho, então se você for levar como lanche, procure guardar na geladeira do seu trabalho ou leve em uma térmica, principalmente em dias muito quentes.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.