Leite de Sementes de Girassol

O leite de sementes de girassol não é tão popular quanto os outros, como de aveia, coco, amêndoas, mas ele é nutritivo e econômico. ♥ Enquanto as castanhas custam entre 70 e 90 reais, dependendo do lugar até mais, paguei 13 reais no kg das sementes de girassol, que são ricas em proteínas, vitamina B1, E e minerais (potássio, magnésio, fósforo, cobre, selênio…Veja mais informações nutricionais aqui).

Ingredientes

1 xícara (de chá) de sementes de girassol (110g)
5 xícaras (de chá) de água filtrada (mais ou menos, se preferir) (1.200ml)
Uma pitada de sal
Açúcar a gosto (Opcional)
Extrato de baunilha (Opcional)

  • Preço médio: R$2,00

  • Rende cerca de 1.200ml

  • Tempo de preparo: 8 horas (molho) + 10 minutos (preparo)

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Coloque as sementes de girassol em uma peneira e lave bem. Coloque-as em uma vasilha, cubra com água e deixe de molho por 8 horas.
Escorra, lave e coloque em um liquidificador, juntamente com a água filtrada. Bata por cerca de 1 minuto ou até as sementes ficarem bem trituradas. Se quiser, é opcional, adicione uma pitada de sal e açúcar a gosto. Coe em uma peneira bem fina ou em um pano limpo. Está pronto!

Dicas

  • Guardei por 3 dias na geladeira e não tive problemas. Sugiro que guarde em um pote de vidro bem limpo. Testei congelar e também deu certo; coloquei em uma vasilha de plástico, congelei (ficou congelado por uma semana), e descongelei em temperatura ambiente. Usei este leite descongelado em um molho branco e ficou bom.
  • Pra tomar com café, eu confesso que prefiro outros leites, como o de coco, amendoim e amêndoas.
  • Este leite de sementes de girassol não é tão neutro, tem um leve gostinho da semente, mas ele acaba sumindo em vitaminas e smoothies. Se você quiser fazer um chocolate quente com especiarias, ele também é uma ótima opção.
  • Você pode adicionar mais ou menos água do que eu recomendei, pra deixar seu leite mais ou menos concentrado. Se gosta de um leite bem concentrado, recomendo que faça o leite com menos água, pra adicionar mais depois, caso necessário.
  • Você encontra as sementes de girassol pra comprar com casca, sem casca, e com sal. Pra esta receita você tem que comprar as sem casca e sem sal. Eu encontro estas sementes em lojas de grãos, destas que vendem a granel, mas já vi em supermercados.
  • Descobri recentemente, depois que gravei o vídeo, que é possível germinar as sementes de girassol para preparar o leite. Veja o modo de preparo ensinado pela Lori, do Veganana.
  • O leite de semente de girassol é um pouco novo em minha vida, mas com ele eu já preparei algumas receitas que ensinei aqui. Usei ele pra fazer estrogonofe de grão-de-bico, coloquei ele e engrossei com amido de milho. Também usei pra fazer aquele molho branco de couve-flor e o de cogumelos e ficaram bem gostosos. Também usei ele pra preparar o bolo de banana mesclado e deu super certo.
  • Os resíduos não são tão pedaçudos quanto o do leite de amendoim e amêndoas e nem tão moles quanto o de castanha-de-caju, fica no meio termo. Eu reaproveitei eles em saladas, apenas salpiquei por cima, coloquei um pouco em tabule, em hambúrgueres vegetais e em quibes assados. Usei duas colheres de sopa no preparo de falafel e também deu certo.
  • Se você já fez o leite de sementes de girassol na sua casa e tiver alguma dica de uso pra ele, como também para os resíduos dele, compartilhe aqui com a gente!
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.