Hambúrguer de Couve-flor

Amo couve-flor. É um ingrediente super versátil e que sempre tenho em casa, inclusive existem diversas receitas com ela por aqui. Neste post, ensino a vocês esse delicioso hambúrguer vegano, que tem a textura muito gostosa e que pode ser feito nas versões com e sem glúten. ♥

Ingredientes

250g de “buquês” de couve-flor crua (2 xícaras de couve-flor triturada)
3 colheres (de sopa) de azeite
1/2 xícara (de chá) de cebola picada
2 dentes de alho picados
1/4 de colher (de chá) de cominho em pó
1 colher (de sopa) de orégano
1/4 de colher (de chá) de páprica defumada ou picante
1/2 colher (de chá) de sal
1/4 de xícara (de chá) de salsinha e cebolinha picadas
1 colher (de sopa) de suco de limão
1 colher (de sopa) de sementes de linhaça
1/4 de xícara (de chá) de água
Cerca de 1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo integral ou de arroz
  • Preço médio: R$5,00

  • Rende cerca de 5 unidades

  • Tempo de preparo: 30 min (preparo) + 25 min (forno) ou 5 min (frigideira)

  • Pode conter ou não glúten (depende da farinha utilizada)

  • Vegan

Modo de preparo

Coloque a couve-flor em um processador e triture bem apertando a tecla pulsar.
Em uma panela grande, coloque 1 colher (de sopa) de azeite e refogue a cebola picada e o alho picado até ficarem levemente dourados. Adicione a couve-flor triturada, o sal, o orégano, o cominho, a páprica e refogue por dois minutos. Adicione a salsinha e cebolinha picadas, o suco de limão, misture e desligue.
Enquanto essa mistura esfria, coloque em um liquidificador as sementes de linhaça, bata para triturar bem e adicione a água. Deixe descansar por 15 minutos.
Depois disso, adicione as outras 2 colheres (de sopa) de azeite e bata até obter uma mistura esbranquiçada e encorpada, que irá dar liga ao hambúrguer.
Coloque essa linhaça na panela com a couve-flor, misture bem e acrescente farinha de trigo integral ou de arroz para dar liga. Nessa receita, usei cerca de 1/2 xícara.
Coloque até ficar modelável.
Modele hambúrgueres, coloque em uma assadeira antiaderente untada e leve pra assar em forno preaquecido a 200ºC por 25 minutos, virando na metade do tempo.
Ou, se preferir, frite em uma frigideira antiaderente com um fio de azeite até ficarem bem douradinhos dos dois lados. Está pronto!

Dicas

  • Se você não tiver processador, pode usar um liquidificador usando a tecla pulsar para triturar a couve-flor. Você também pode ralar as flores em um ralador fino.
  • A linhaça ajuda na liga e você pode usar chia no lugar, na mesma quantidade.
  • Acho esse hambúrguer, dessa forma, bem temperadinho, mas você pode por mais temperos,  como açafrão, curry, pimenta… só não exagere nos temperos líquidos, senão vai precisar de muita farinha o que comprometerá o sabor de couve-flor.
  • É possível congelar esses hambúrgueres. Basta modelar e colocar no freezer até ficarem duros, e depois guardar em um pote fechado.
  • Veja outros hambúrgueres veganos aqui.
  • Veja outras receitas com couve-flor aqui.

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.