Cuscuz Paulista de Legumes

O cuscuz paulista é um dos meus pratos preferidos! Acho ele muito saboroso e embora seja servido como acompanhamento, como sozinho mesmo, de tanto que gosto. A maioria dos cuscuz leva algum tipo de carne na composição, como atum, sardinha ou frango. Nesta versão vai apenas legumes, e na minha opinião fica até mais saborosa! Gostei bastante do resultado, espero que vocês também (: 

Ingredientes

2 tomates médios maduros
1/2 xícara (de chá) de água
4 colheres (de sopa) de óleo vegetal
3 dentes de alho grandes picados
1 cebola grande picada
1/2 xícara (de chá) de pimentões verdes picados
1 e 1/2 xícara (de chá) de cenoura ralada
1/2 lata de milho em conserva (pode usar milho cru também)
cerca de 300g de palmito picado (usei 1 vidro de pupunha)
1 xícara (de chá) de azeitona picada
1/2 lata de ervilha em conserva (pode usar a fresca)
1 xícara (de chá) de cheiro verde
1/2 xícara (de chá) de farinha de mandioca torrada
1 e 1/2 xícaras (de chá) de farinha de milho grossa
1 tomates fatiado para decorar
Sal a gosto

  • Preço médio: R$11,0

  • Rende em média para 8 pessoas como acompanhamento

  • Tempo de preparo: 20 min de preparo e mais 3 horas para poder servir

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Pique todos os ingredientes conforme a descrição. Bata os dois tomates no liquidificador com a água até ficar uniforme; reserve.
Em uma panela grande e em fogo médio, coloque o óleo vegetal e refogue o alho e a cebola até ficarem levemente dourados. Em seguida acrescente o pimentão picado, a cenoura ralada, o milho, o palmito e a azeitona. Tempere com sal a gosto e refogue até ficarem macios.
Acrescente os tomates batidos e misture novamente. Adicione a ervilha, o cheiro verde, misture e corrija o sal, caso for necessário.
Adicione a farinha de mandioca e misture novamente. Em seguida, acrescente a farinha de milho aos poucos, mexendo bem, até obter uma massa uniforme. Tome cuidado para não colocar muita farinha, senão seu cuscuz pode ficar muito seco. Nesta receita foi cerca de 1 xícara e meia.
Unte uma assadeira vazada no meio com um fio de azeite, coloque as rodelas de tomate e, se quiser, adicione azeitonas também.
Vá colocando a massa do cuscuz e apertando com uma colher, para que esta fique uniforme, “compactada”. Deixe descansar por 3 horas e desenforme. Sirva gelado, em temperatura ambiente ou esquente ele no microondas já desenformado. Está pronto!

Se você gostar, pode adicionar abobrinha picada ou ralada no lugar de algum ingrediente, que fica muito bom. Outro ingrediente que pode ser usado é a alga nori picadinha, ela dará um sabor a mais e um diferencial ao seu cuscuz!
Para armazenar: guarde na geladeira por até 3 dias em uma vasilha tampada.

Dicas

  • Você pode usar alho-poró no lugar da cebola.
  • Outra opção é adicionar abobrinha picada em cubinhos ou vagem picada no lugar de parte dos ingredientes.
  • Ao invés de usar só pimentão verde, você pode fazer um mix com o amarelo e vermelho.
  • Se quiser dar um gostinho de “peixe”, adicione uma ou duas folhas de alga nori picada no refogado.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.