Biscoitos de Gengibre (Gingerbreads) Veganos

Aprenda a fazer uma versão vegana dos famosos biscoitos de gengibre (“gingerbreads”), que são muito aromáticos, saborosos, e bem populares nesta época do ano. ♥

Ingredientes

Massa

1 colher (de sopa) de sementes de linhaça
3 colheres (de sopa) de água
1/4 de xícara (de chá) de óleo vegetal (milho, canola, girassol, coco)
1/4 de xícara (de chá) de melado de cana
1/2 colher (de chá) de extrato de baunilha
1 colher (de chá) de vinagre de maçã
1 xícara (de chá) de farinha de trigo branca
1 xícara (de chá) de farinha de trigo integral
1/3 de xícara (de chá) de açúcar mascavo
1/4 de colher (de chá) de sal
1 e 1/2 colheres (de chá) de canela em pó
1 e 1/2 colheres (de chá) de gengibre em pó
1/4 de colher (de chá) de noz moscada ralada
1 colher (de chá) de bicarbonato de sódio

Cobertura de Açúcar

1/2 xícara (de chá) de açúcar de confeiteiro*
4 colheres (de chá) de leite de soja
4 gotas de extrato de baunilha

  • Preço médio: R$8,00**

  • Rende cerca de 25 unidades

  • Tempo de preparo: 1h ou 3h (caso cortar os biscoitos)

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Massa

Triture bem as sementes de linhaça em um liquidificador, adicione a água e deixe descansar por 15 minutos. Em seguida, adicione o óleo, o melado de cana, o extrato de baunilha, o vinagre de maçã e bata bem por cerca de 30 segundos ou até obter uma mistura cremosa e encorpada.
Em uma vasilha, peneire a farinha de trigo branca, a farinha de trigo integral e o açúcar mascavo. Adicione o sal, a canela em pó, o gengibre em pó, a noz moscada ralada e o bicarbonato de sódio.
Misture bem e adicione o creme do liquidificador. Raspe bem com uma espátula.
Misture até obter uma massa uniforme. Essa massa é meio mole e gruda nas mãos. Use uma colher para remover o excesso de massa. Não precisa sovar.
Modele bolinhas do tamanho de uma colher de sobremesa e dê uma leve achatada nelas. Procure deixar seus biscoitos com cerca de 0,5cm de espessura.
Coloque-os em uma assadeira untada e forrada com papel manteiga ou enfarinhada, e leve pra assar em forno preaquecido a 180ºC por cerca de 20 minutos (Preaqueça o forno por uns 10 minutos antes). Os biscoitos ainda estarão levemente claros, mas se assarem demais poderão ficar duros.
Espere esfriarem por cerca de 10 minutos para ficarem mais firmes e serem retirados com facilidade da assadeira.
Se tiver uma grade de uso culinário, deixe seus biscoitos descansarem sobre ela antes de guardá-los.
Guarde-os em um pote fechado por até 3 dias.
Se quiser fazer biscoitos personalizados e cortados, abra a massa entre duas folhas de papel manteiga, procurando deixá-la com 0,5cm de espessura, e leve essa massa aberta à geladeira por 2h antes de cortar, para ela ficar mais firme.
Retire o papel manteiga com  cuidado e coloque essa massa sobre um balcão levemente enfarinhado.
Corte os biscoitos com cortadores, coloque-os na assadeira com papel manteiga ou enfarinhada e leve para assar também no forno preaquecido a 180ºC por 20 minutos.

Cobertura de Açúcar

Caso quiser decorar os seus biscoitos, misture o açúcar de confeiteiro com o leite de soja e com o extrato de baunilha. Você vai obter uma pasta encorpada.
Utilize um palito para fazer as decorações nos biscoitos em temperatura ambiente. Se seus biscoitos estiverem mornos ou quentes, o açúcar pode escorrer.
Você pode brincar com a decoração e se precisar fazer detalhes, espere o açúcar secar por uns 10 minutos.
A cobertura costuma secar em uns 15 minutos, dependendo da quantidade utilizada.
Guarde os biscoitos decorados em um local fresco, longe de fontes de calor.
Está pronto!

Dicas

  • Guarde os biscoitos decorados com açúcar em um local fresco, longe de fontes de calor.
  • Procure usar xícaras e colheres medidoras. A xícara que uso tem 240ml e a colher de sopa tem 15ml.
  • Você pode congelar os seus biscoitos. Depois basta assá-los ainda congelados no forno preaquecido pelo mesmo tempo e temperatura indicados na receita.
  • Estes gingerbreads ficam macios e fofinhos. Gosta de biscoitos mais crocantes? Use apenas 1/2 colher (de chá) de bicarbonato de sódio.
  • Não tive tempo de testar uma versão sem glúten, então não sei afirmar, mas sei que a Mussinha compartilhou uma opção que pode ser adaptada. Veja aqui.
  • Não cheguei a testar com gengibre fresco, então não sei afirmar se dá certo.
  • Adaptei essa receita do blog Loving it Vegan, que utilizou manteiga vegana. Como é um produto que não encontro na minha cidade com facilidade, optei pelo óleo e deu muito certo. Lá também aprendi a fazer a cobertura de açúcar, e foi sugerido o uso de leite de soja. Como adaptei de lá, só testei com esse tipo de leite, mas acredito que pode dar certo com outros, como de coco, amendoim, castanha. Procure deixar a pasta de açúcar com a mesma aparência da que mostrei no vídeo.
  • *Existe açúcar refinado vegano. É comum existir essa dúvida pois até um tempo atrás utilizavam ossos de boi para o refinamento (veja mais sobre esse assunto aqui), porém é uma prática antiga. Enviei mensagem para alguns SACs e tive uma resposta da União que declarou que não utiliza mais a técnica em sua produção, portanto utilizei o açúcar da marca deles (Glaçúcar) para o preparo dessa receita.
  • **O custo da receita é proporcional aos ingredientes utilizados. Lembrando que valores variam de região para região.